Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/05/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, o número de homicídios é assustador (Evite esse tipo de construção), cada vez mais os jovens são assassinados, sendo a maior parte deles, (Sem vírgula) negros. Desde a escravatura, (Sem vírgula) até os dias atuais, os afrodescendentes lutam por um lugar digno na sociedade. Porém, a desigualdade e o preconceito ainda são muito presentes, logo, (Sem vírgula) esta realidade deve ser mudada. (Abordagens pertinentes, mas precisam ser reestruturadas)

Diferentemente das outras raças, a taxa de homicídios dentre negros e pardos vem aumentando, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A Alemanha Nazista, o Apartheid, e a Era Jim Crow (Desenvolva as ideias centrais de cada momento citado)(Sem vírgula) são amostras de que o preconceito racial é um empecilho mundial. (Desenvolvimento limitado)

Um dos desafios que os negros enfrentam, dentre vários outros, ( ideia está presente na afirmação anterior) é em relação ao mercado de trabalho, algumas empresas contratam somente pessoas de "boa aparência" excluindo os negros de suas ocupações. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture esse parágrafo)

Para combater a essa desigualdade e o preconceito, o Governo Federal, junto com o Ministério do Trabalho, poderia (Observe o tempo usado para apresentar a proposta) disponibilizar cargos em instituições federais somente para negros (Isso vai de encontro ao princípio de isonomia), e através da mídia promover campanhas para a conscientização da população, (Sem vírgula) e incentivar empresas privadas para a contratação. Assim, poderíamos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) ter uma maior inclusão desse grupo na sociedade. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos