Na exploração sexual, a prostituição masculina é um fator pouco discutido e, geralmente, aparece em meio à violência e escândalos. No final do último mês de agosto foi desmantelada uma rede destinada à exploração sexual masculina, os brasileiros eram aliciados e enviados a Espanha para se prostituirem. Um estudo que foi realizado na Espanha mostra que 70% dos garotos de programa no país são brasileiros. Uma questão de consciência: O que motiva tantos brasileiros a comercializar o próprio corpo?
Em sua maioria, são jovens com baixo índice de escolaridade que viviam em regiões pobres. Estes jovens param de estudar cedo e, por conseqüência, só arrumam empregos exploratórios e com salários baixíssimos. Assim, são atraídos facilmente por qualquer emprego e por bons salários no exterior, mesmo que este seja a prostituição, e acabam aceitando por dinheiro.
Alguns rapazes sabem que estão indo se prostituir, mas outros acreditam que serão modelos ou dançarinos, e encontram uma realidade completamente diferente da que esperavam, são ameaçados e explorados, pois metade de seus ganhos é repassada a quadrilha, além da grande quantia que devem da passagem e hospedaria.
A ambição leva estes rapazes a uma vida escrava e cheia de doenças, visto que a AIDS é 25 vezes mais contagiosa em homens, em média 20% destes profissionais do sexo são soropositivos.
O governo brasileiro afirma que estes jovens vão ganhar apoio e assistência, e terão oportunidades de emprego ao retornarem ao Brasil. Se fosse fornecido a estes jovens a educação e oportunidades de emprego, estes não sairiam do país em busca de dinheiro. Esse “apoio” deveria chegar aos brasileiros antes de motivá-los a deixar o país para se prostituir, não seria melhor “prevenir do que remediar”?
Dados correção tradicional
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |