Um caminho para todos

Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O passado histórico brasileiro é demarcado pela opressão étnica, o racismo, gerador de violência, ódio e discórdia, tornou-se um fator cultural de extrema prevalência no país e, por isso, deve ser urgentemente enfrentado, combatido e destruído para sempre (Reestruture essa ideia). Por que ele só causa dor (Evite esse tipo de construção). Já estar está mais do que comprovado de que a grande questão do preconceito é que valores de aversão à diversidade são doutrinados na sociedade e, para reverter a atual situação, é necessária uma mudança educacional que promova a igualdade e a harmonia.

É lamentável  (Evite esse tipo de construção) que a escravidão brasileira mesmo banida haja um século e três décadas (Reestruture), ainda hoje esteja ligada as algemas invisíveis do preconceito, do racismo e da intolerância. A sociedade brasileira não pode nem deve compactuar com isso. Não mais! (Evite esse tipo de construção) E muito menos os governantes e educadores. É necessário uma politica de igualdade todos os nativos desta terra são brasileiros. E não só os brancos, os ricos, os poderosos e os perfeitos. No campo onde o talento é soberano tem lugar para todos, porque o talento não escolhe cor. Como nos esportes, na música e na dança. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Toda criança nasce livre de preconceito, racismo e intolerância! (Ponto final) Ela não se julga melhor nem pior que ninguém, ela só quer ser igual. São os adultos que vão doutrinando e moldando aquele pequenino ser de bondade no extremista quando crescer. Quem disse para o branco que um negro vale menos? Quem disse pra Hitler que um judeu vale menos que um alemão? Quanto vale um homem? Uma vida tem preço? Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos. Disse Martin Luther King. (Reestruture. Evite primeira pessoa) 


A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à a justiça em todo o lugar. Para que o caminho da superação seja para todos (Vírgula) uma das coisas (?) importantes da caminhada, (Sem vírgula) é não buscar julgar a pessoa injusta, mas transformá-la. E isso só será possível com a educação. Por meio de enfrentar o problema, não aceitação de ser julgado pela cor. Denunciando ações de racismo. Só a educação pode transformar uma pessoa, um lugar, um país e o mundo. Já que a boa educação vem de berço. Eduque os pais que os filhos aprendem. (Evite esse tipo de construção) A igualdade é um exercício que deve ser praticado por todos cotidianamente por dever moral e cívico. Se quisermos (Evite primeira pessoa) uma nação civilizada e harmônica deve começar por nós a mudança. Igualdade e oportunidade para todos é o único caminho que levará a superação da raça humana. (Reestruture a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos