As pessoas precisam aprender a lidar com as diferenças

Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/05/2018
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cultura brasileira é muito rica, pois abrange indivíduos de diversas etnias. No entanto, apesar dessa enorme miscigenação o país bate recorde no que se refere à discriminação racial. De acordo com o site Uol, a cada dia 66 pessoas negras são assassinadas totalizando 4.290 óbitos por ano. Nesse contexto, torna-se evidente que é preciso analisar como a base da sociedade brasileira e a educação influenciaram na problemática em questão.

Desde os primórdios (Evite expressões clichês no texto) da sociedade que é possível perceber como o preconceito esteve presente no mundo inteiro, porém essa questão ganhou muita ênfase durante o processo de colonização do Brasil quanto quando a corte portuguesa trouxe consigo muitos negros para explorarem o território até então desconhecido. Negros e índios foram escravizados e eram tratados como animais (Vírgula) e mesmo após a princesa Isabel assinar a Lei Áurea (Explique o que é a Leia Áurea no texto) e abolir a escravidão (Vírgula) os negros continuaram por muito tempo a exercer os trabalhos mais inferiores e menos remunerados, situação esta que se estende até os dias atuais. (Delimite as discussões e as desenvolva mais no texto)

Além das influência causada pela base da sociedade é necessário frisar que a educação foi um fator determinante nessa problemática, pois nem sempre a população pôde usufruir de uma educação laica e gratuita, logo muitos não tiveram a oportunidade de aprender e repassar para seus filhos que nenhuma raça é superior a outras (Reveja essa ideia). Assim como Nelson Mandela dizia: Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião (Em caso de citação, use aspas). Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. 

Torna-se notório que a questão da discriminação racial deve ser revista. Assim, é indubitável que o governo derrube essa concepção de supremacia racial por meio de políticas públicas (Quais?) e programas infantis (Vírgula) e que torne as penas para racismo mais severas. Ademais, é preciso que haja um alto investimento na capacitação de professores, nas estruturas das escolas e nos materiais oferecidos para os alunos para que os educandos sejam ensinados a interpretar o mundo e não apenas a decorar grafemas, pois como Paulo Freire dizia: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Dessa forma, o Brasil será um país justo e harmônico.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos