Brasil, um país de todos
Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente
De acordo com o sociólogo alemão Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico", por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que o direito de todos os cidadãos sejam garantidos. No entanto, isso, no Brasil, não ocorre, pois a população negra ainda, mesmo diante de avanços sociais no país, é alvo de preconceito e discriminação. (Ótimo parágrafo de introdução)
O Brasil se caracteriza por uma colonização exploratória, monocultora e latifundiária (Reestruture essa ideia). Nesse contexto de domínio europeu, milhares de africanos foram tragos trazidos compulsoriamente ao Brasil para comporem compor o sistema escravista. A população de africanos foi exposta à doutrinação religiosa, ao trabalho desumano e a discriminação social, ou seja, sua história foi marcada por ausência de direitos necessários a um condição digna de vida. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas para evitar a superficialidade)
Tal conjuntura de exclusão social (Explore mais essa ideia no texto), mesmo depois de séculos de abolição da escravatura em terras tupiniquins, ainda persegue os afrobrasileiros (Reestruture essa ideia). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) - organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) entre 2011 e 2015 - os negros representam 55% da população brasileira e que essa maioria tem menores salários, pouca escolaridade e alta mortalidade. (Desenvolvimento limitado)
Assim, diante desse cenário de exclusão histórico-social, o Governo Brasileiro toma medidas que ajudam a diminuir as disparidades que marcam o país. As ações afirmativas, por exemplo, permitem jovens negros -majoritariamente pobres no Brasil - a competirem de forma mais justa aos exames de acesso às principais universidades públicas brasileiras. O acesso a uma educação superior é uma das maiores ferramentas de ascensão social que esses jovens possuem.
Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor (Desenvolva essa ideia) a tarefa de reverter esse cenário. O terceiro setor - composto por associações que buscam se agrupar para conseguir melhorias na sociedade - deve, através de mais palestras, grupos de discussão e a mídia, conscientizar as famílias de todo o Brasil sobre a cultura plural que compõe o país e mitigar a discriminação racial desde a educação infantil. O Governo Federal, por fim, deve intensificar a expansão de mais direitos sociais à população afrobrasileira. Dessa forma, o Brasil será, de fato, um Estado Democrático de Direito. (Proposta superficial)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 650 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |