Legalização do porte de armas: solução ou irresolução?

Tema: O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/03/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relativo ao livre porte de armas no Brasil, é possível destacar tantos pontos positivos como negativos. Se por um lado, (Sem vírgula) permite que a população defenda-se da violência que assola o país;  (Vírgula) por outro, (Sem vírgula) pode ser uma ameaça a mais, já que são poucos o que tem o devido treinamento para o manuseio apropriado. (Reestruture o parágrafo de introdução)

Segundo dados da Anuário Brasileiro de segurança pública, foram registrados 61,6 mil mortes violentas no país. Diante disso, surge nos indivíduos o desejo pela própria segurança e, como o estado não consegue manter a ordem, sentem-se na necessidade de prevenir-se, encontrando nas armas de fogo refúgio. (Desenvolva mais)

No entanto, são poucos os que têm a devida preparação para o manuseio de armas de fogo, haja vista que os cursos de capacitação são caros. Logo, o objeto de defesa vira mais uma ameaça, já que pode ser surrupiada e ser usado contra aquele que a comprou com forma de defesa. (Desenvolvimento limitado)

Sendo assim, mais do que liberar o livre porte, é necessário que o Estado aumente o investimento na segurança pública (Vírgula) a fim de conseguir manter a integridade do cidadão. Além disso, o Ministério da Educação (Mec), em parceria com agentes de segurança (Vírgula) devem realizar palestas com a intenção de mostrar a população dos riscos do porte de armas. E, assim, a sociedade não caía nos Estado de natureza de Thomas Hobbes, em que são todos contra todos. (Delimite e desenvolva mais as discussões)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos