Tema: O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/03/2018
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente o projeto de liberação do porte de armas está sendo bem discutido. De um lado aqueles que apoiam o avanço, (Sem vírgula) porque devolve o direito do cidadão de legítima defesa, por outro querem o desarmamento, pois afirma quanto mais armas, maiores atos de violência. (Desenvolva mais e apresente a tese)

Na sociedade atual as pessoas andam nas ruas em alertas com medo de ser abordada por algum assaltante. Aqueles a favor do avanço acredita diminuir a criminalidade, pois o ladrão vai perceber que a vítima está armada e pode reagir o assalto. (Delimite os argumentos e desenvolva mais)

Convém lembrar ainda que a cidadão em favor do retrocesso (Como assim? Reestruture). Pressupõe que quanto mais armas maior será acidentes domésticos. Com uma pistola dentro de casa aumenta chances de assassinatos, atos de violência, a arma pode cai em mãos erradas e o indivíduo pode cometer suicídio por problemas pessoais. (Reformule e desenvolva mais)

Dessa forma, para o país conseguir avançar a liberação, o governo deveria ter obrigação de criar mais leis severas e punição dos criminosos, além disso, as escolas poderia devem investir em projetos educacionais com objetivo de educar melhor crianças e adolescente para tirá-los da rota do crime. (Proposta superficial)


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos