Tema: O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/03/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório o grande número de mortes por arma de fogo no Brasil. O livre porte de armas vêm se tornando uma questão bastante discutida no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cenário atual, havendo diferentes posições os que apoiam e os que acreditam que a legalização só aumenta o número de mortes. É cabível que o porte de armas não será eficaz para reduzir o número de mortes, pois em uma sociedade armada não haverá um ambiente de paz.

Recentemente foi noticiado na mídia, (Sem vírgula) o caso de um policial rodoviário que não estava com fardamento a farda, mas que ao sofrer uma tentativa de assalto decidiu reagir e acabou morto. É inegável que se até um policial que é treinado para usar armas, (Sem vírgula) ao se defender acaba morrendo, o quão sério isso não se tornaria se qualquer cidadão sem treinamento obteve-se facilmente o manuseio de armas. (Reestruture a ideia do último período. Além disso, desenvolva e delimite os argumentos)

O Brasil, (Sem vírgula) já é registrado como um dos países onde se têm o maior número de mortes por armas de fogo (Cite a fonte que apresenta esse dado). O estatuto do desarmamento foi conferido com poder de disciplinar a venda de armas e munições visando garantir a segurança da coletividade, e tentando decrescer esse número de mortes.  (Reestruture e desenvolva mais)

Em razão do grande número de violência e mortes em nosso país, é necessário que se implemente uma política de controle que faça justiça à lei nacional, o Estatuto do desarmamento. Ademais, é importante a aplicação de leis mais severas para aqueles que possuem armas ilegalmente, os que não se enquadram na legislação do porte de armas. (Proposta de intervenção superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos