O direito à autodefesa

Tema: O livre porte de armas no Brasil: avanço ou retrocesso?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/03/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aumento da criminalidade no Brasil tem gerado uma crescente preocupação na população, essa tem pleiteado a revogação do estatuto do desarmamento. Porém, será que tal medida favoreceria de fato aos cidadãos? Certamente não. Pois a problemática onda de violência que o Brasil se encontra poderia culminar na sociedade atual em um cenário de mortes gerado pelo armamentismo civil legalizado. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

A maioria das pessoas andam pelas ruas em alerta, com medo de serem assaltadas, rendida por bandidos ou exposta a situação de risco a qualquer momento (Vírgula) isso sem contar que o armamento civil legalizado potencializaria as mortes por brigas domésticas, no trânsito e outros motivos fúteis (Reestruture essa ideia. Além disso, desenvolva mais). Nesse cenário, segundo os opositores do desarmamento, o porte de arma torna–se imprescindível, pois garante ao cidadão o direito de se defender e anula as diferenças de força e tamanho entre o bandido e a vítima. Isso porque os criminosos terão receio da vítima estar armada e reagir ao crime. 

Dessa forma, não se pode permitir a liberação do porte de armas no Brasil, pois isso colocaria e sujeitaria em risco os indivíduos inocentes. Para o País avançar é necessário que essa liberação venha acompanhada de outras medidas, tais como desarmamento dos criminosos, melhorias na formação e no pagamento dos policiais, criação de leis mais severas e punição efetiva dos criminosos. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos