Biológico ou discriminativo?

Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/02/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Grécia antiga, as mulheres eram vistas, concebidas e destinadas a serem objetos de satisfação masculina, (Ponto final) Apesar da grande evolução da sociedade brasileira quando falamos (Evite primeira pessoa) de equidade de gênero, é indubitáível que o país ainda vive com o domínio do pensamento patriarcal. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Contudo, apesar de ser um desafio antigo, abolir tais formas de pensar é a única saída para acabar com o fim da desigualdade de gêneros. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

A atriz Ellen Pompeo, protagonista da série de televisão Grey's Anatomy, relatou recentemente que apesar de ser a personagem principal, o co-protagonista interpretado pelo ator Patrick Dempsey, ganhava mais apenas por ser homem. (Reestruture)

Uma pesquisa realizada em novembro de 2014, (Sem vírgula) apresentou que só alcançaremos a igualdade econômica no mercado de trabalho daqui a 118 anos. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Portanto, sob o ângulo social é possível observar tal mazela moral, (Sem vírgula) a partir da literatura machadiana, que indica a ausência de virtudes como inerente ao homem (Vírgula) em que é evidenciada a desigualdade de gênero que permeia a população canarinha, mesmo após séculos de sistemas patriarcais propriamente ditos. (Desenvolvimento limitado)

Desta maneira, o poder público (Vírgula) com o auxílio do ministério da cultura e maior investimento da receita federal (Vírgula) deve criar medidas que visam a criação de projetos culturais que tenham profissionais capacitados a liderar debates sobre o assunto, a fim de incentivar a luta pelo fim da desigualdade. Esses órgãos também devem fazer parcerias público-privadas que fiscalizam as empresas e acabam com a desigualdade salarial, multando aqueles que não seguem a constituição. (Proposta de intervenção limitada)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos