Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/02/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que a equiparação salarial entre homens e mulheres é uma realidade distante. Uma vez que as mulheres estão mais preparadas para o mercado de trabalho e menos de 10% ocupa cargo de destaque em empresas de diversos setores. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

No Brasil, 60% das pessoas que se formam em faculdades são mulheres (Apresente a fonte). Apesar de estarem mais preparadas para ocupar um alto cargo, ainda são descriminadas e taxadas como incapazes(Desenvolvimento limitado)

Outrossim, apenas 6% dos cargos executivos são ocupados pelo gênero feminino. Mesmo com o cumprimento de tarefas iguais, homens ganham um salário superior ao das mulheres. (Desenvolvimento limitado)

Não só em empresas privadas (Vírgula) como também em cargos públicos, o gênero masculino se sobressai em número de membros. Segundo Margaret Thatcher (Vírgula) ex-primeira ministra do Reino Unido: “Qualquer mulher que entenda os problemas de cuidar de uma casa esta muito perto de entender os de cuidar de um país.”. (Desenvolvimento limitado)

Em vista disso, a desigualdade de gênero no Brasil, (Sem vírgula) pode ser resolvida com leis que determine número mínimo de mulher em empresas e que regularize a equidade salarial de ambos os gêneros. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos