Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Muito se fala acerca da igualdade entre homens e mulheres. O feminismo é um tema já conhecido para muitas pessoas, amplamente comentado na internet, entretanto, ainda pouco alcançado para muitas mulheres. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Sabe-se que homens e mulheres nunca obtiveram igualdade entre si, já que pessoas do gênero feminino sempre foram vistas como inferiores, frágeis destinadas a cuidar de sua famílias e realizar tarefas domésticas. Esta situação permaneceu assim por muito tempo, (Sem vírgula) no Brasil. Porém, as mulheres foram ganhando mais espaço na mídia, mercado de trabalho e até mesmo na política. (Desenvolvimento limitado)
Com o passar dos anos, algumas coisas mudaram, mas infelizmente muito ainda precisa ser modificado, como o fato das mulheres estudarem mais que os homens e ainda assim, (Sem vírgula) ocuparem os cargos menos desejados, ou muitas vezes, no mesmo cargo, não obterem o mesmo salário. Algo que ocorre no Brasil e não apresenta perspectiva de melhora é a falta de equidade de gênero. É necessário que medidas governamentais sejam tomadas, como leis impedindo que empresas que não promovam a equidade de gênero permaneçam invictas.
O preconceito e o machismo ainda são os maiores obstáculos a serem enfrentados pelas mulheres, seja no mercado de trabalho ou mesmo dentro de casa, onde a mulher exerce ao mesmo tempo a tarefa de dona de dona de casa e profissional. E como um ciclo vicioso, o machismo passa de geração para geração, impedindo que a igualdade seja conquistada. (Apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
150 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
150 |
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
550
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |