Equidade de gênero

Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/02/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que no Brasil as mulheres são vistas como inferiores aos homens. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: a desigualdade salarial, mercado de trabalho, cargos públicos. (Reestruture o parágrafo de introdução, apresente a tese e desenvolva mais)

Sabe-se que há uma grande dificuldade das mulheres na hora de entrar no mercado de trabalho, pois não é de hoje, que elas sofrem preconceitos por causa do seu gênero. (Reestruture)

Com o aumento da globalização e da consciência que as mulheres estão tendo para lutar contra esse preconceito, elas estão assumindo seu espaço na sociedade, estão se qualificando e estudando cada vez mais para não ficarem a baixo abaixo dos homens. (Reestruture)

Mas convém ressaltar que além de toda essa luta, as mulheres não estão tendo o mesmo ganho salarial, mesmo ocupando o mesmo cargo e de mesma qualificação, elas ganham a baixo abaixo deles. Porém ter acesso ao mercado de trabalho já é um grande avanço.

Como se vê (Evite esse tipo de construção), é difícil uma mulher entrar no mercado de trabalho e ter as mesmas condições de salário e cargo. Isso fica bem claro no Brasil, já que só teve uma mulher presidente da República. No cargo público só é possível sua entrada por meio de concurso público, pois nos de livre nomeação isso fica restrito (Reestruture essa ideia).

Portanto, deve haver políticas para melhorar a igualdade de trabalho, promover a igualdade de remuneração (Vírgula) por igual trabalho de igual valor, eliminar ou prevenir a discriminação de gênero. Pensar na igualdade de oportunidade para as mulheres e refletir na sua participação efetiva que exerce no cargo que ocupa. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos