O patriarcado no século XIX

Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/02/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade de gênero é um fato que sempre esteve inserido ao longo da civilização, desde a época da sociedade fundamentada no patriarcado, até o momento presente. A principal consequência dessa cultura é a soberania masculina: eles têm os maiores salários e os melhores cargos, enquanto isso, as mulheres se veem reféns e oprimidas por esses ideais.

É indiscutível a tamanha diferenciação entre homens e mulheres, e pode ser comprovada ao comparar o salário recebido por ambos, (Sem vírgula) em cargos iguais. Além disso, os cargos ocupados por eles, (Sem vírgula) geralmente têm maior importância, enquanto elas, apesar de serem tão competentes quanto o sexo oposto, têm de lutar bastante  (Dê exemplos de lutas) para alcançar o devido reconhecimento. (Desenvolva mais a ideia desse parágrafo, pois está muito limitada)

As mulheres têm lutado cada vez mais para acabar com esse problema, já que, (Sem vírgula)  as mesmas (use somente quando houver sentido de igualdade) sentem-se se sentem oprimidas e vivem reféns dos ideais da sociedade tradicional (Desenvolva essa ideia), esta as pressiona a agir dentro dos padrões patriarcais. Elas estão em busca da execução plena dos seus de direitos, (Sem vírgula) e de diminuir tal cobrança da sociedade, podendo assim, exercerem seus desejos sem serem hostilizadas.

Desse modo, a equidade de gênero ainda é um desafio a ser vencido, no Brasil e no mundo. E a melhor forma de findar com esse ideal (Qual?) é por meio das mídias sociais, trazendo palestras motivacionais de mulheres bem sucedidas, apoiadas por grandes empresas que defendem a causa, e que tenham regras quanto a igualdade salarial entre homens e mulheres, incentivando assim, (Sem vírgula) o empoderamento feminino, e proporcionando, gradativamente, a equivalência entre os sexos. (Desenvolva mais a proposta, pois está superfiicial)
 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos