Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/02/2018
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mulheres e homens coexistem, portanto qualquer tipo de sobreposição entre os gêneros é incoerente. Para aplicar a equidade entre os gêneros se faz faz-se necessário ampliar a visão dos problemas, (Sem vírgula) e entender a construção social dos homens e a sociedade patriarcal. (Desenvolva a ideia de sociedade patriarcal no parágrafo de introdução)

A forma como os homens são criados mudou muito pouco nos últimos 50 anos, segundo a instituição  Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres (?).  São educados para não ter nenhum traço e/ou ato feminino (Dê exemplos), porque isso é tido como ruim e banaliza sua virilidade. A masculinidade tóxica causa reproduções, ecos sociais, (Sem vírgula) ditando regras e cargas sobre os indivíduos, direcionando o seu ser, agir e pensar.

A ideia do homem sendo superior a mulher é uma construção enraizada nos anos 4000 a.c (época que o patriarcado começou a se propagar). E ao longo de todo esse período a mulher foi reprimida (De que maneira? Desenvolva no texto), tida inferior e submissa. Até mesmo grandes filósofos como Arthur Schopenhauer apresentaram os ideais patriarcais: "A mulher é um ser de cabelos longos e pensamentos curtos". Essa construção social ainda embutida no subconsciente coletivo, é um claro reprodutor de desigualdades de gênero.

Por conseguinte (Vírgula) a desafiadora equidade de gênero é algo muito mais vasto e de maior dificuldade que aparenta (Evite esse tipo de construção). A participação escolar é essencial para excitar discussões sobre o tema (para alunos e comunidade). A sua função se baseia em desconstruir e instruir, a nova geração e indivíduos, o ideal de equidade. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos