Equidade de gênero no Brasil

Tema: Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/02/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país dotado (Vírgula) em sua maioria (Vírgula) por pessoas com pensamentos conservadores (Quais são esses pensamentos conservadores? Cite no texto) e, devido a isso, muitos indivíduos têm o pensamento machista "enraizado" em suas crenças. Essa mentalidade por muitos anos manteve a sociedade predominantemente patriarcal, mas são aspectos cada vez mais discutidos e alterados.(Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

O machismo manteve por muito tempo a mulher limitada a trabalhos residenciais, impossibilitada da inclusão no mercado de trabalho, da liberdade de sair de casa no horário desejado e impostas a seguir determinado padrão social (Dê um exemplo). Em razão disso, surgiram muitos movimentos sociais (Quais? Cite-os no texto) que aos poucos vão modificando essas características.

Apesar das mudanças já conquistadas, a equidade de gênero ainda é um desafio no Brasil. Algumas mulheres permanecem em desvantagem salarial realizando  as mesmas atividades que homens e são vistas por muitos como incapazes de realizar trabalhos de responsabilidade. É necessário lutar pelos direitos das mulheres, para o desenvolvimento de um Brasil mais inclusivo, justo, com menos preconceito e desigualdade. (De que maneira? Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos