Desafios na educação de surdos no Brasil

Tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/12/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerca de 9,7 milhões de pessoas no Brasil possui possuem deficiência auditiva, segundo o estudo feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010. A lei de número 10.436 de 2002 diz no Artigo 1° que é reconhecida a expressão de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outras expressões a ela associados, mas essa lei só foi regulamentada em 22 de dezembro de 2005 pelo decreto: 5.626/2005. (Reestruture e apresente a tese)

No Brasil (Vírgula) a falta de intérpretes ainda é um desafio muito grande para a acessibilidade dos surdos, pois, eles só começam à a ter acesso à educação a partir dos 14 anos de idade no ensino regular (Como assim?)(Ponto final) utro desafio enfrentado pelos surdos é o bullying (Vírgula) pois a falta de compreensão entre os surdos gera um descontentamento entre os demais, mas o desafio mais complicado seria a disponibilidade de materiais didáticos para os alunos com deficiência de surdez, pois (Use outras conjunções explicativas) para o governo isso necessitaria de mais recursos financeiros e profissionais para a elaboração dos materiais sem contar com a compreensão e interpretação do aluno com o material ensinado pelo intérprete. (Reestruture as ideias apresentadas e as desenvolva em dois parágrafos)

Contudo, para que o plano de ensino a educação para surdos nas escolas seja universal, é necessário que o Ministério da Educação (MEC) promova e aprimore os métodos e práticas pedagógicas de ensino nas universidades, sendo assim os novos profissionais teriam a formação e a qualificação necessária para o ensino em Libras nas escolas (Vírgula) propiciando assim um ambiente de aprendizagem real para todos. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos