DESAFIOS EDUCACIONAIS PARA O SURDO

Tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/12/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil são muitos, pois faltam programas educacionais mais abrangentes e políticas públicas que demandem todos os setores da sociedade para atender o portador de surdez. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Em 2014 foi lançado o PNE (Plano Nacional de Educação) que terá a duração de dez anos e estabelece metas a serem alcançadas por estados e municípios não só para alfabetização e inclusão, como também na formação continuada de professores e expansão do ensino profissionalizante para adolescentes e adultos. (Reestruture)

Além do PNE, que não deixa de ser um bom passo dado para melhoria da educação inclusiva no Brasil, tem-se ainda as Associações, como a APADA (Associação de pais e amigos do deficiente auditivo) em Brasília, que desenvolve um excelente trabalho de ensino da Libras para capacitação de voluntários, além de promover a inclusão do surdo na sociedade. (Reestruture)

Ainda assim, outro importante passo é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras nos currículos acadêmicos para formação\(Observe que isso já existe) de pedagogos, professores e estudantes universitários, que ajuda mas ainda não resolve (Evite esse tipo de construção), uma vez que, (Sem vírgula) essa pessoa é cliente, consumidor, trabalhador, paciente, enfim, ela precisa ter acesso como qualquer outra pessoa ao lazer, hospital, supermercado etc, e em geral nesses setores não há servidores qualificados para prestar atendimento especializado. (Reestruture. Evite esse tipo de construção)

Um ponto positivo na questão educacional, (Sem vírgula) é que a criança ou qualquer outra pessoa com surdez frequenta escola comum junto com pessoas sem deficiência, assim, a convivência faz com que haja uma reciprocidade de ensino, o surdo ensina e aprende com a pessoa sem necessidade especial e vice versa. (Como assim? Desenvolva mais, pois está limitado)

Portanto, é necessário mais empenho por parte das instituições governamentais para o alcance das metas do PNE, que é um bom plano, também por parte das instituições privadas nos diversos ramos, supermercados, clínicas, escolas, lojas etc. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos