Tema: Mudança de valores: conceito de família no século XXI

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/11/2017
Nota tradicional: 210
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A definição do termo família hoje é amplo, perde-se aquela ideia antiquada que precede conceitos religiosos cada vez mais. O conceito hoje varia de famílias formadas desde pais solteiros a homoafetivos. Porém a luta pelo reconhecimento social e Legal ainda é grande. (Reestruture, uma vez que não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente a tese)

Em primeiro lugar (Vírgula) é importante dizer que direitos foram conquistados (Quais?), também se faz de mesma importância citar que a maioria de países (Quais?) com tais direitos, como casamento e adoção entre homossexuais ou mesmo adoção de crianças por solteiros, se encontra na Europa. O que nos leva a questionar o porquê de o continente americano (Vírgula) por exemplo, não contemplar dados similares. (Desenvolvimento limitado)

O Brasil vive em constante luta com relação a direitos da comunidade LGBT, o que chega a ser redundante, uma vez que a constituição prevê sua aplicação a todo e qualquer cidadão. O conservadorismo nacional chega muitas vezes a chocar. No entanto esse não é um problema isolado dessa comunidade. Homens ou mulheres com seus filhos também passam por similar preconceito em termos de aceitação social. (Desenvolvimento limitado)

Sendo assim, há de fato como mudar essa realidade? Tem de haver e certamente não será por falta de luta, a primeira medida deve ser tomada pelo governo, separando lei de religião e aplicando o direito já previsto em constituição, também punindo àquele quem a desrespeitar. Ongs ONGs, governo e sociedade em geral podem também trabalhar na produção de campanhas de conscientização e respeito. (Vírgula) mostrando que família não tem um molde único. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 210 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos