A Revolução das Famílias

Tema: Mudança de valores: conceito de família no século XXI

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/11/2017
Nota tradicional: 220
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao analisar o tema ''Mudança de valores: conceito de família no século XXI'' vê-se que a humanidade está cada vez mais se expandindo em relação a conceitos e comportamento (Evite esse tipo de construção no texto). No tempo da colonização do Brasil (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) a família tinha um modelo próprio chamado patriarcal, onde o pai exercia a função de líder (Vírgula) tendo em vista que seria responsável pela economia e pela socialização da família. Embora, (Sem vírgula) atualmente as famílias estão cada vez mais modernas onde existem mães solteiras, casais homossexuais que adotam filhos, mulheres responsáveis pela economia da casa (Reestruture essa ideia).

Eventualmente a percepção do casamento mudou (Como assim? Desenvolva essa ideia)(Sem vírgula) 28,9% (Vírgula) isto é, menos da metade dos brasileiros são casados. Atualmente (Vírgula) no Brasil (Vírgula) temos tem-se historias de mães e pais solteiros, lares com dois pais ou duas mães isto, porque, o casamento gay se tornou comum e acabam optando pela opção de adotar uma criança ou optando pela barriga de aluguel. Todavia, a família brasileira sempre teve um modelo imposto pela sociedade onde somente existia o pai, a mãe e os filhos. (Reestruture as ideias desse parágrafo)

Atualmente vemos vê-se exemplos de casais gays nas novelas, séries e cinemas. Um exemplo a ser citado é na novela ''Amor a vida'' onde existia um personagem chamado Félix e ele casou-se com uma mulher a mando de seu pai (Não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo), porém ele nunca conseguiu amar a mulher com quem tinha se casado e escondeu o segredo de que era gay por muito tempo oprimindo seus sentimentos em razão ao que a família iria pensar se ele dissesse que era gay (Reestruture).

Os séculos se passam e o significado de família nunca muda, sempre será um grupo de pessoas que vivem sob o mesmo teto, inquestionavelmente nunca perderá o sentido, seja com duas mães, dois pais, uma mãe ou um pai não deixará de ser um lar, um aconchego onde pessoas vivem na mesma casa tradicional ou não, onde existe um lar existe uma família. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 220 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos