Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O século XXI trouxe muitas mudanças e inovações tecnológicas e industriais significativas para o mundo contemporâneo, entre elas está os novos valores e conceitos morais e éticos em relação à formação das famílias. Novos casais foram formados com a união entre homossexuais, assim como os casais que passaram a morar em casas separadas (Vírgula) e os que por não terem condições financeiras são obrigados a morarem com os parentes.
O Brasil (Vírgula) no século XIX (Vírgula) tinha como modelo familiar o sistema patriarcal, oriundo da Europa, muito utilizado na época Colonial, pois foi trazido pelos portugueses, em que onde o homem é o cerne e o chefe da família, a esposa por sua vez cuida dos filhos e da casa. Porém, com a chegada do novo século, com o crescimento das cidades e a industrialização esta realidade mudou, a mulher teve um novo papel na família e na sociedade, trabalhando fora e sendo a nova chefe do lar. (Desenvolva mais as discussões, argumente mais)
As pessoas mudaram os valores morais e conceitos éticos sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo (Reestruture essa ideia, pois apresenta a ideia de generalização), pois neste século XXI o casamento civil entre os homossexuais se tornou possível, pois o código civil aprovou, dando estabilidade aos novos casais, eles também aguardam a possibilidade de adotarem filhos, assim dariam um novo lar aos menores abandonados nas filas de adoção. (Reestruture e desenvolva mais)
Existe ainda pessoas que optaram por um casamento moderno, não dividem o mesma residência, moram em casas separadas, para que haja mais respeito e direito à liberdade de opiniões e pensamentos. Também há os que devido a falta de condições financeiras, por não terem casa própria, têm que morarem com parentes ou pais, mesmo casados, uma vez que o país atravessa uma crise com altos índices de desemprego, baixos salários, escândalos de corrupção e políticos. (Reformule)
No futuro essas novas famílias que se formaram servirão de exemplos para a sociedade, pois quebraram tabus e preconceitos, desafiando antigos valores, que feriram e agrediram muitas pessoas. O mundo contemporâneo mudou , trouxe novos pensamentos, novas opiniões, fez com que o ser humano mudasse o seu modo de agir e pensar em relação às uniões afetivas. (Apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
450
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |