Tema: Mudança de valores: conceito de família no século XXI

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/11/2017
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O modelo de família construído na era colonial (Vírgula) e seguido ao longo dos demais anos, era o patriarcal, ou seja, instituição composta por uma mulher, filhos e o homem, sendo este último quem comandava todos os aspectos da casa e sendo também o único relacionamento aceito pela igreja, principal dominadora dos assuntos sociais. Contudo, com o aumento significativo de discussões atuais relacionadas à esse padrão imposto, foi considerado a formação de outros tipos de núcleo familiares como mães e pais solteiros, casais sem filhos e a junção e adoção de filhos por casais homo afetivos homoafetivos. Isto ratifica o fato de que a sociedade está sempre em constantes mudanças, abandonando o modelo antes predominante e estabelecendo novas compilações.

Levando em consideração as modificações atuais citadas acima, é possível dizer que tais transformações se deram, (Sem vírgula) por conta de fatos como a personalização da mulher na sociedade, isto é, o crescimento da autonomia feminina sendo, inclusive considerada “chefe” de família mediante uma sociedade machista. Contemporaneamente, milhares de mulheres possuem independência financeira e /ou são responsáveis pelo mantimento dos filhos, sendo elas solteiras ou casadas. Outrossim, foi a liberalização dos costumes, quer dizer, o desenvolvimento de prática contraceptivas. Assim, o número de filhos ou a não concepção deles tornou-se possível e garantiu às pessoas maior autonomia sobre o seu corpo.

(Ótimo mecanismo de retomada de ideias) Pode-se destacar como outro fator para alterações do modelo familiar a maior aceitação e naturalização do divórcio, procedimento que possibilita a formação de novas famílias e novas estruturações familiares como o crescimento de crianças por pais não biológicos ou por pais que se descobriram homossexuais após o casamento. Seguindo esse tema (Vírgula) o sociólogo Émile Durkhein escreveu a “Introdução à Sociedade da Família”, neste curso ele preocupa-se com os problemas que a mudança e a alteração de funções dentro da família poderiam trazer. Para ele todas essas modificações, principalmente o divórcio mútuo (Vírgula) eram prejudiciais ao indivíduo e aos filhos (Por quê?), além de levar ao provável suicídio. Porém, é notável que apesar desta fatalidade as mudanças familiares proporcionou às pessoas mais liberdade e a partir deste fato a felicidade de poder encontrar parceiros certos ou mesmo ficar solteiros.

Em suma, é necessário que debates sobre o referido assunto seja tratado nas escolas, a fim de minimizar o preconceito, isto é, disponibilizar um ensinamento sobre o tema homossexualismo e dar apoio às crianças vítimas de pais divorciados, através de palestras e conversas na sala de aula. Urge também a importância que órgãos governamentais como a Defensoria Pública agilizem processos de divórcio que em sua maioria se estendem por anos e acompanha o crescimento dos filhos. Assim, o Brasil assegurará que milhares de pessoas possam recomeçar, além de garantir que todos os indivíduos possam viver como desejam. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois ela está superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos