O mal da família no século XXI

Tema: Mudança de valores: conceito de família no século XXI

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/11/2017
Nota tradicional: 270
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mal da familia no século XXI (Observe que há um local destinado ao título do texto)

 

 

 

 

A família é a base da sociedade. Não se conhece sociedade sem família, daí a importância dela como fundamento social. No entanto as relações familiares já não são como de épocas passadas.(Desenvolva mais os assuntos que serão abordados ao longo do texto)

 

 

 

 

A família (Vírgula) junto com o Estado e a escola (Vírgula) forma a sociedade nos seus diversos níveis (Como assim? Desenvolva essa ideia no texto). Vale destacar que entre níveis esses três que o mais importante é sem dúvida a família, pois por meio dela que o indivíduo vai manifestar os atos aprendidos desde a infância. Atos esses que se negativos são reprimidos pela força do Estado (Desenvolva mais, pois está limitado).

 

 

 

 

 Vale observar como a família tem perdido seus alicerces no decorrer do século XXI. É fácil notar quando se lia sobre as famílias dos tempo anteriores onde país pais e filhos sentavam-se a mesa na hora do café, almoço e jantar. Atitude rara nos momentos atuais por causa dos games e por causa das redes sociais. (Observe que há argumentos que estão presentes no senso comum. Apresente e explore fatos, pois a argumentação está limitada)

 

 

 

 

Essa distância salientada que entre pais e filhos é consequência de um capitalismo desmedido que idolatra o poder monetário como Deus. Pois vemos vê-se mostrar nas telas de TVs e nos artigos da internet pais matando filhos ou filhos assassinando país. Isso evidência a queda do padrão no nosso século para o de outras épocas. (Observe que os argumentos apresentados neste parágrafo não retomam as ideias anteriores. Fique atento a progressão de sentido no texto)

 

 

 

 

Parece fácil colocar toda culpa no capitalismo, mas é baseado em Émile Durkheim e sua análise do modo de vida da sociedade capitalista que por meio de esportes cada vez mais agressivos (Vírgula) como o box e o futebol americano (Vírgula) e por meio de trabalhos cada vez mais exaustivos (Vírgula) como a repetição de atividades fabris (Vírgula) que o sistema vai nocauteando aos poucos a estrutura familiar.

 

 

 

 

Por outro lado as religiões, (Sem vírgula) elas dão grande suporte à convivência familiar, seja por meio do budismo, com a meditação (Vírgula) ou seja por meio do yoga, com atividades relaxantes ou ainda pelo viés do Cristianismo de submissão e honra dos filhos aos pais e de respeito dos pais aos filhos, nas quais essas são umas das formas eficientes e eficazes de superar o grande mal presente no  século XXI. (Observe que não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

 

 

 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos