Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Não restam dúvidas que desde o inicio do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, houve o cultivo da ideia de que os recursos naturais são infinitos. Porém (Vírgula) atualmente (Vírgula) várias políticas alertam para a importância de se preservação ao do meio ambiente. Nesse contexto (Vírgula) o brasileiro e o bioma nacional estão sofrendo danos irreparáveis devido a não preservação da natureza. (Boas ideias, mas precisam ser reestruturadas)
Primeiramente, a falta de conservação ambiental afeta hoje todos os brasileiros. De acordo com o filosofo Georg Wilhelm, o homem não é mais que a série dos seus atos, desse modo doenças como Zika, Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, problemas respiratórios, ou deslizamento de terra e enchente, são influenciadas pela ausência de atividade humanas que visa o cuidado com o ambiente. Logo (Vírgula) é notório a importância de atentar para proteção do ecossistema.
Em uma segunda análise, está o desmatamento (Vírgula) que é o principal causador de extinção de plantas e animais. Visto que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), (Sem vírgula) afirma que, (Sem vírgula) nos últimos quatro anos a área cultivada cresceu 53% para alavancar o Agronegócio (Como assim? Reestruture essa ideia). Deste modo (Vírgula) aumenta o desmatamento e a perda de espécie, além da corrosão do solo pela pecuária intensiva e poluição dos mananciais por descarte em regular irregular de produtos agrotóxico, logo a partir desta realidade pode ser compreendido racionalmente o desfalque por não cuidar do meio ambiente.
Diante do exposto, é inegável a falta de importância com as questões ambientas desde o período colonial, (Ponto final) Sendo assim (Vírgula) a mídia, (Sem vírgula) deve propagar cartazes nos horários nobres da televisão brasileira, com gráficos que alerta e incentiva a preservação do meio ambiente. Ainda cabe ao Ministério da Justiça, (Sem vírgula) aumentar a pena para aqueles que desrespeitam as leis ambientais e intensificar a fiscalização para diminuir o desmatamento. Quem sabe assim a importância de preservar o meio ambiente deixe de ser uma autopia para o Brasil. (Proposta pouco desenvolvida. Reestruture)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
100 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
500
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |