Tema: Importância da preservação do meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O meio ambiente é o conjunto de tudo que existe na Terra, seres vivos ou não vivos, todos vivem em dependência mútua, (Ponto final) Contudo, durante muito tempo diversos recursos do meio ambiente foram explorados de forma exagerada e indevida, visando apenas o lucro financeiro. Todavia, a população tendo consciência de todas as consequências, hodiernamente visa proteger e preservar o meio ambiente.

Em uma análise mais aprofundada, percebemos (Evite primeira pessoa) percebe-se que o Brasil possui uma política rígida quanto ao desmatamento, pois consta na legislação brasileira, (Sem vírgula) a obrigação de todos que usufruírem da matéria-prima florestal são obrigados a reflorestarem o equivalente ao consumido, caso descumpra isso, o indivíduo pagará uma multa. Sabe-se hoje, a importância das árvores para o bem-estar do ser humano (Desenvolva essa ideia, está limitada), matêm umidade do ar e chuvas regulares, ademais, são a base da cadeia alimentar, (Ponto final) Desse modo, são extremamente necessárias para sobrevivência de todos os seres vivos. (Reestruture)


Outro ponto que deve ser ressaltado é a utilização da água, cerca de 70% da área total da terra é recoberta por água, entretanto, apenas 3% desse total é água doce, sendo um recurso não renovável, devemos deve-se utilizar a água de forma consciente evitando desperdícios e exageros. Apesar de a Amazônia ser considerada o “pulmão do mundo”, atualmente já se sabe que o pulmão do mundo é são os oceanos, a maior parte do nosso oxigênio é proveniente de algas, estas produzem mais gás do que precisam (Vírgula)  sendo assim, liberam o restante na água que passa para atmosfera ficando disponível para os outros seres vivos. Assim sendo, temos deve-se que cuidar dos todos (?) os ambientes aquáticos, seja ele de água doce ou salgada.

Por fim, constata-se que políticas públicas são necessárias para evitarem a exploração do meio ambiente de forma prejudicial. Ao Estado, fica incumbido o aumento da punição para aqueles que não reflorestem, ou não preservem a natureza, deste modo evitando que empresas ou pessoas explorem a meio ambiente de forma indevida. Além disso, no âmbito escolar é fundamental que ocorram palestras e rodas de debates, incentivando os alunos a cuidarem bem do meio ambiente e ensinando forma de como o preservar. Já no meio social, fica a cargo da mídia criar campanhas que repudiem qualquer violência contra o meio ambiente, garantindo que nossos mares, rios, florestas e lagos sejam preservados. Afinal, preservar o meio ambiente não é dever só do governo, mas de todos nós. (Desenvolva mais a proposta de intervenção. Está limitada. O que de fato é necessário para ocorrer a mudança? Que "punição" é necessária?)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos