Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/09/2017
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De um lado, grandes salários, bom nível de ensino nas escolas e casas luxuosas. Do outro, salários baixos com uma jornada de trabalho quase escrava, dificuldade no acesso à escola e saneamento básico, e também o crescimento de comunidades em áreas de risco. A desigualdade social no quinto país mais populoso do mundo (Qual?), apesar de ter diminuído, ainda é um grave problema atualmente. (Desenvolva mais as ideias presentes no parágrafo de introdução)

Com a Segunda Revolução Industrial, os operários eram submetidos a 16 horas de trabalho, sob condições de vida degradante e baixos salários, fazendo assim os donos de indústrias enriquecerem. Contudo, a situação não é tão diferente atualmente, por mais que a quantidade de horas trabalhando tenha diminuído para 8, muitas empresas ainda oferecem um salário mínimo para funções que deixam em risco a vida do operário. (Explore essas ideias no contexto atual do Brasil)

O aumento das áreas industriais nas grandes cidades, também é notável o desenvolvimento de casas em áreas de risco nas cidades, onde não há ao menos saneamento básico, facilitando a propagação de doenças (Dê exemplos). Essa migração de pessoas sem ter um lugar para ficar e o desemprego só fazem piorar a situação de miséria, desigualdade, marginalização e também a violência. (Desenvolva mais)

Logo, é mais que necessária uma maior regulamentação do trabalho por parte do governo, ajustando o piso salarial em profissões de risco, assim como a regulamentação e a maior destinação de verbas para programas de assistência social como o bolsa família que vem ajudando milhares de família, assim como vem sendo a única fonte de renda das mesmas. Programas esses que contribuem para a circulação de renda e fortalecimento da economia local. Assim como, é dever do governo garantir os serviços básicos a população, deslocando elas para lugares seguros ou levando o saneamento as comunidades. (Reestruture a proposta de interenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos