Conjuntura gritante

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/09/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde os processos denominados "revoluções industriais" e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. Advinda de fatos históricos e pela má distribuição à população, a desigualdade social é um fator crescente e hodierno no Brasil. (Desenvolva mais as ideias que serão discutidas ao longo do texto)

A datar, esta surgiu no momento das colonizações nas quais os lucros das explorações ficavam em grande parte na mão da Coroa. Ademais, com o passar das décadas houve a consolidação do capitalismo pela chegada das indústrias, vale ressaltar a teoria marxiana da divisão de classes (burocracia burguesia e proletariado), logo, (Sem virgula) concentrou boa renda aos empresários, situação ainda ocorrente nos dias de hoje – grande acúmulo de capital com minoria. (Reformule e desenvolva mais as ideias apresentadas)

Nesse sentido há um “leque” a ser aberto de outras desigualdades que trazem sérias consequências a população majoritariamente pobre, a saber, (Sem vírgula, use os dois pontos) educação de lamentável qualidade, desemprego, criminalidade e violência, segregação racial, diferenciação no tratamento, moradia e localização precárias gerando favelas, entre outros. Além disso, segundo o Índice Gini o território brasileiro é o 3º mais desigual do mundo. (Apenas expõe)

Mediante os fatos elencados (Vírgula) para minimizar o problema seria necessário a ação do Estado para a ampliação ou melhoramento de programas financeiros/estruturais já vigentes, políticas públicas (Quais?) para menor influência do capital, maiores investimentos em tecnologia e educação, pois , segundo Immanuel Kant(Em caso de citação, use aspas) o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim, é incontrovertível a realização de mudanças eficazes para resolução do imbróglio.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos