Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/09/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade social é um problema que persiste através do tempo e das civilizações ao longo da história. Agora, mais acentuada por conta do capitalismo que (Vírgula) para o filósofo Karl Marx, sobrevive da mais valia mais-valia (Apresente a ideia de "mais-valia" no texto). Sendo, no Brasil, a desigualdade econômica um problema inercial, pois esta deriva de uma intensa exploração colonial entre senhores e escravos. No mais, a precariedade de programas sociais e a má distribuição da renda no país têm causado altas disparidades econômicas.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005 o Brasil era a oitava nação mais desigual do mundo. Ou seja, as consequências da desigualdade social são exacerbadas  (Como assim? Reestruture essa ideia). E isso, (Sem vírgula) pode ser observado na educação, saúde, moradia, saneamento básico que é exclusivo para poucos (Reestruture a partir da reflexão: por que é exclusiva para poucos? Evidencie essa discussão no texto). Assim é o capitalismo, concentração de riquezas nas mãos de uma minoria (Como esse período resgata as ideias mencionadas anteriormente? Reformule).

De acordo com Karl Marx, a mais-valia é o lucro obtido pelos burgueses sobre o trabalho do proletariado. Partindo desse pressuposto, ela contribui com a desigualdade social, pois ocorre a má distribuição das riquezas e falta de um Estado realmente democrático. Em consonância com pessoas em situações desumanas que não possuem direitos básicos (Quais são os "direitos básicos"? Cite-os no texto) previstos pela Constituição de 1988 (Reestruture).

É necessário, portanto, que a desigualdade social se reduza. Isso seria será possível se o Governo Federal investisse investir mais em programas sociais (Quais programas sociais?) e melhorasse os já existententes (Vírgula) como minha casa minha vida. O Ministério da Educação (MEC) também deveria promover cursos profissionalizantes gratuitos e acessíveis para pessoas de baixa renda comprovada (Vírgula) a fim de aumentar a mão d e de obra qualificada. Ademais, a população deveria reivindicar seus direitos por meio de protestos pacíficos pedindo por melhores salários e suporte financeiro para pessoas de baixa renda.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos