Maior PIB e Maior Desigualdade

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/09/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil figura entre os 10 países com maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. Ironicamente, também encontra-se entre os 10 mais socialmente desiguais pelo fato de muitos ganharem poco pouco e poucos ganharem muito dinheiro. (Desenvolva mais as ideias que serão discutidas) 

Diversas são as causas dessa desigualdade. Dentre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU) cita: baixos salários, políticas injustas, falta de acesso à educação de qualidade e aos serviços básicos - saúde, saneamento, segurança - etc. Além dessas temos, também presente no Brasil, está a corrupção. Esta é, inclusive, a principal geradora das deficiências listadas pela ONU. Trabalhadores, que tem abatido de seus rendimentos cerca de 25% em impostos, sofrem com a precariedade do atendimento público, uma vez que a verba destinada às necessidades básicas da população é desviada. (Desenvolva mais as ideias apresentadas)

Como consequência da disparidade social são vistos, dentre outros, o aumento do desemprego, a favelização e a violência. Todos estão diretamente interligados. O desemprego desencadeia a favelização devido a insuficiência de recursos para se angariar um local mais adequado como moradia. E ambos podem vir a aumentar a violência (como roubos, assaltos, furtos), alternativa para se obter alguma forma de sustento.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos