Brasil e seus problemas sociais.

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade social é um problema que se encontra na maioria dos países na atualidade. A pobreza é um dos diversos problemas que se agrupa nas causas da desigualdade social, que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. (Desenvolva mais)

No Brasil, que é um dos países mais desiguais na atualidade (em 2005, registrou-se em 8° país mais desigual do mundo, embora esse problema vem venha diminuindo nos últimos anos), a desigualdade social é vista frequentemente devido a falta de emprego, saneamento básico, baixo nível de escolaridade, entre outros. (Apresenta ideias, mas não discute)

Contudo, o Brasil busca solucionar esses problemas através de programas educacionais (Quais? Dê um exemplo), o Bolsa família, Previdência rural etc, programas públicos que se destacam na diminuição da desigualdade social, porém, encontra-se muita dificuldade na saúde e na grande taxa de desemprego, que são uns dos principais exemplos de desigualdade social no país. (Reformule, pois as ideias apresentadas estão confusas)

Portanto, a sociedade brasileira deve procurar ter um Estado democrático mais efetivo, caso contrário, não haverá como solucionar ou mesmo reduzir a desigualdade social no Brasil. (De que maneira isso é possível? Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos