A desigualdade social é um problema que se encontra na maioria dos países na atualidade. A pobreza é um dos diversos problemas que se agrupa nas causas da desigualdade social, que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. (Desenvolva mais)
No Brasil, que é um dos países mais desiguais na atualidade (em 2005, registrou-se em 8° país mais desigual do mundo, embora esse problema vem venha diminuindo nos últimos anos), a desigualdade social é vista frequentemente devido a falta de emprego, saneamento básico, baixo nível de escolaridade, entre outros. (Apresenta ideias, mas não discute)
Contudo, o Brasil busca solucionar esses problemas através de programas educacionais (Quais? Dê um exemplo), o Bolsa família, Previdência rural etc, programas públicos que se destacam na diminuição da desigualdade social, porém, encontra-se muita dificuldade na saúde e na grande taxa de desemprego, que são uns dos principais exemplos de desigualdade social no país. (Reformule, pois as ideias apresentadas estão confusas)
Portanto, a sociedade brasileira deve procurar ter um Estado democrático mais efetivo, caso contrário, não haverá como solucionar ou mesmo reduzir a desigualdade social no Brasil. (De que maneira isso é possível? Desenvolva mais a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |