Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Referente as classes sociais, relacionado não só com a questão econômica, mas também política de um país, é possível afirmar que há uma enorme desigualdade entre essas classes no Brasil, tendo em vista, (Sem vírgula) os baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) IHD e a má distribuição de renda no país. (Desenvolva mais o tema no parágrafo de introdução)

Apesar da taxa dos números do índice de gini (que mede a desigualdade de renda entre pobres e ricos de determinada região ou país), (Sem vírgula) tenha ter caído de 0,5901 para 0,5875, segundo a Fundação Getúlio Vargas, a inflação no país é muito alta, tendo em vista não só a má gestão política (Vírgula) como também o alto nível de corrupção presente no país, que alcançou a quarta posição no ranking mundial segundo o jornal El País. 

Embora o Brasil tenha avançado (Dê exemplos de avanço) na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros como os baixos índices de desenvolvimento educacional, no qual o país se encontra em 79º no ranking mundial segundo o Órgão das Nações Unidas órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), Pnund. Isso evidencia não só a dificuldade em que o Ministério da Educação tem em lidar com o problema, como também uma das principais causas de desigualdade, visto que sem educação, a dificuldade de estabilidade de vida é muito alta (Por quê? Explique essa ideia no texto).

A desigualdade social é inerente a uma sociedade capitalista, como dizia o próprio Karl Mark, sobre a existência de uma classe dominante e a classe dominada. Entretanto é possível diminuir radicalmente esse diferença, à exemplo da Noruega e Austrália, dois dos países com maiores IDHs do mundo. (Explique o porquê disso e tente estabelecer uma solução para o problema de desigualdade social existente no Brasil)

Dessa forma, torna-se necessário a ação de alguns agentes (Vírgula) a fim afim de resolver ou amenizar o problema. O ministério da Educação, (Sem vírgula) deve investir no aumento da qualificação profissional dos professores (De que maneira?), assim como o critério de seleção desses profissionais para o mercado de trabalho. Um professor deve saber mais do que o próprio assunto à ser ministrado, mas também em lidar com seus alunos (Vírgula) a fim afim de obter o melhor aproveitamento dele. A necessidade de uma reforma tributária que aumente a progressividade dos impostos para quem ganham mais ajudaria tanto no crescimento quanto na redução da pobreza e da desigualdade.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos