Educação: berço do combate - Corrige Aqui

A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 17/09/2017

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

Quando se pensa a respeito da desigualdade social e os problemas que ela acarreta, convém discorrer sobre as causas, consequências e soluções para tratar desse distúrbio que está presente em muitos países, mas com efeitos mais danosos nos subdesenvolvidos. (Desenvolva mais as ideias, no parágrafo de introdução, que serão discutidas ao longo do texto. Reestruture)

Primeiramente, pode-se citar como causa da desigualdade o baixo nível educacional e a baixa qualidade da educação pública. Com um ensino sucateado, falta de professores bem preparados e alunos desmotivados, a escola pública torna-se, em sua grande maioria, o ninho da desigualdade educacional e, posteriormente, social. As famílias com boa condição financeira podem optar tanto pelo ensino privado (Vírgula) como por formas de suplementar as fraquezas da educação pública: se o ensino da língua estrangeira é ruim, suplementa-se com escola de idioma; se o ensino regular é fraco, suplementa-se com professores ou cursos particulares. Porém, essa não é a realidade de muitos no país hoje.

Posteriormente, entende-se que os alunos com melhores condições financeiras podem se preparar de forma mais adequada para ocupar, futuramente, as melhores instituições de ensino e os melhores cargos. Gerando, nesse momento, o grande ponto de atenção sobre o problema: os que melhores se prepararam, brigarão pelas melhores vagas, dando continuidade ao ciclo que alimenta a desigualdade, restando aos que não tiveram melhores condições, as vagas e oportunidades com menor retorno. (Apresente um fato que comprove esse argumento)

Finalmente, observa-se que o núcleo do problema social é a educação. Reformar o sistema de ensino com melhores professores, carreiras mais atrativas e investimentos em programas sociais como “Ciência sem fronteiras” e escolas de línguas (Vírgula) ajudarão na formação humana (Como assim "formação humana"?) e escolar dos alunos. Dessa forma, com uma educação basilar mais forte para os estudantes, dependerá mais de cada um – e de seus esforços e dedicação – e menos das condições externas – como condição financeira, raça e meio social.
 

Dados correção tradicional

O texto apresenta boas ideias, mas, em alguns casos, o desenvolvimento está limitado. Continue exercitando a sua escrita.

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200