Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/09/2017
Nota tradicional: 220
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país diversificado, devido ao período colonial diversas pessoas de nacionalidades diferentes chegaram aqui, possui uma economia livre e apresenta altos níveis de corrupção. Como esses fatores colaboram para a desigualdade? (Reestruture. Apresente a tese)

O fato de possuirmos (Evite usar primeira pessoa) uma população diversificada afeta justamente na distribuição de renda, devido à diferença cultural e educacional. Com relação à economia livre, imaginemos uma cidade de mil habitantes e nela acontecerá as atrações "x" e "y". Uma das possibilidades é que a maioria opte mais por uma atração do que a outra e isso gera uma desigualdade. (Discussão limitada. Apresente fatos e desenvolva mais)

Outro gerador é a corrupção, vimos vê-se nos noticiários que empresas (Quais?) estavam comprando leis, pagando propinas a políticos, para ter o monopólio de certas atividades em solo nacional ou realizar atividade licitatória.

A maioria de nossa população não possui acesso à um ensino escolar de qualidade, sendo assim por não terem conhecimento necessário são vítimas fáceis da exploração da mão de obra. Devido a falta de políticas eficientes, países subdesenvolvidos, aqui se encaixa o Brasil, enfrentam muitos problemas sociais, estruturais e educacionais que sacrificam vidas e impedem o desenvolvimento próprio. (Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 220 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos