Herança do Passado

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/09/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade social não é um problema atual. Durante o período colonial, o Brasil utilizou-se do trabalho escravo de maneira extremamente desumana. Esses escravos, que eram considerados propriedades de seus senhores, foram submetidos à longas jornadas de trabalho e não possuíam direito algum. (Desenvolva mais o tema. Apresente a tese)

Apesar de a escravidão ter sido abolida há mais de um século, o Brasil ainda guarda vestígios dessa época (Quais? Cite-as). A desigualdade continua sendo um obstáculo no desenvolvimento social, e apesar de já terem sido implementados diversos programas para combater esse problema (Quais? Dê exemplos), é evidente que ainda temos um longo caminho pela frente.

Essas distinções são causadas muitas vezes pela má distribuição de renda, pela falta de acesso aos serviços básicos e pela carência de uma educação pública de qualidade. Como resultado disso, o país esta envolto em um cenário de violência e desemprego. (Desenvolva mais as ideias apresentadas neste parágrafo)

Apesar da visível mudança em relação aos direitos sociais, estamos muito longe de alcançar igualdade. Portanto, é fundamental que tenhamos consciência do papel do governo nessa luta. Devemos solicitar aos nossos representantes ações (Quais?) que possam garantir serviços públicos de qualidade para todos. Além disso, é necessário o aumento de vagas no mercado de trabalho para assim, (Sem vírgula) os índices de desemprego diminuírem.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos