Tem mais pra lá do que pra cá

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/09/2017
Nota tradicional: 200
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade social, uma das mais sérias problemáticas presentes no contemporâneo em todo o mundo, porém no Brasil o problema é mais acentuado que na maioria das nações do globo. (Reestrure o parágrafo de introdução. Apresente mais ideias que serão discutidas ao longo do texto)

Uma das principais causas da desigualdade no Brasil é o reflexo do impiedoso período colonial, tempo em que houve vasto uso de mão de obra escrava, importada da África, fato o qual a partir do momento histórico em que aprincesa a princesa Isabel assinou a lei Áurea, responsável pelo fim da escravatura brasileira, acarretou que os escravos agora libertos sofreram preconceito e rejeição social em praticamente todos os aspectos (Cite alguns desses aspectos), posteriormente os descendentes deste grupo, juntamento com outros cidadãos em situação econômica precária formaram as favelas e outras áreas carentes existentes atualmente.(Reestruture)
 
A segunda principal causa é a existência de um pensamento ideológico extremamente capitalista na cultura brasileira, o qual incentiva a população a visar o capital e o desenvolvimento financeiro de forma exagerada, sendo assim, (Sem vírgula) a maior parte do dinheiro permanece distribuído nas mãos de uma minoria de poderosos e burgueses, enquanto a grande maioria se vê obrigada a dividir o restante do capital entre si, também de forma desigual. (Reformule e desenvolva mais)

As principais consequências da desigualdade são, (Sem vírgula) o surgimento de áreas de extrema pobreza, onde há maior índice de criminalidade, consequentemente, gerando fome e precariedade de serviços básicos, segurança, saúde, saneamento entre outros.

Apresente a proposta de intervenção.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 200 A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos