Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/09/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil existe muitas coisas (Quais?) que rebaixam algumas classes da sociedade (Vírgula) e uma das principais é causada pela má distribuição de renda que é chamada de desigualdade social, e que faz aumentar cada vez mais os roubos por ter pouco e outros muito. (Desenvolvimento limitado. Apresente a tese)

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), (Sem vírgula) mostram que a Estrutura Fundiária do Brasil é basicamente muita terra na mão de pouca gente, ou seja, a maneira de como estão distribuídas organizadas e o tamanho da propriedade quanto à distribuição. Isso torna as classes que não possuem riquezas (Vírgula) que é a maioria (Vírgula)passarem por muitos problemas sociais, como não ter terras ou terrenos para cultivar algo e criar (?) fazendo que não tenha capital para poder construir e ter sua casa própria, gerando sentimento de pobreza e insatisfação. E mais uma questão pode ser citada como consequência, o custo de vida está se tornando cada vez mais caro e as famílias estão optando por ter apenas um ou dois filhos diminuindo cada vez mais a população infantil. As classes de baixa renda sofrem muito com isso, e quem recebe salário mínimo mal consegue sustentar sua família??????? (Reveja coesão e coerência) o que acaba acontecendo é que vendo uma pessoa com muitas riquezas é cobiçar o que ele tem e partir para lado violento, furtar e fazer coisas ilegais . (Ideias que estão presentes no senso comum. Reestruture)

Portanto ???????(Vírgula) medidas são necessárias para resolver esse impasse. Incentivo do governo ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) juntamente com os Sindicatos Rurais para usarem as terras desapropriadas e as consideradas não “produtivas”. Existem muitas terras nessa situação. Criação de mais programas sociais com intuito de minimizar a pobreza e não dar espaço a furtos e violência ???????(Vírgula) que muitas vezes acontece pela vontade de ter e não poder. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos