Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/09/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade. Estudos afirmam que surgiu com o capitalismo, que tem a ideia de acumulação de capitais. (Desenvolva mais. Apresente a tese)

No Brasil, as áreas mais afetadas são Norte e Nordeste do país, porém a (Ipea) Instituto de pesquisa econômica aplicada apontam a diminuição da pobreza nos últimos anos. A falta de acesso à saúde, educação de qualidade, (Sem vírgula) e saneamento básico são as principais causas. Os movimentos televisivos (Como assim?) atuam para que a desigualdade brasileira se perpetue, o que já não basta os vários anos anteriores. (Reformule)

Isso acarreta consequências severas para a sociedade, (Sem vírgula) que sofre com a pobreza, miséria, desnutrição, desempregos e marginalização. O combate da à  desigualdade deixa de ser responsabilidade nacional e sofre a regulação de instituições multilaterais, como o banco mundial. (Reformule)

Deve-se entender que sem o meio das autoridades democráticas, (Sem vírgula) não há como reduzir ou combater, precisa-se de reuniões com todos os países para melhorar o equilíbrio salarial, abordar sobre a paz mundial, (Sem vírgula) palestras de conscientização e o simples pensamento humanitário.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos