Desigualdade social no Brasil

Tema: A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/09/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme "Casa Grande" é abordado uma rica família que está à beira da falência, na qual suas vidas mudam completamente, (Ponto final) O filme mostra como o pertencimento a uma classe social determina os lugares a serem frequentados: pobres e ricos estudam em escolas diferentes e se divertem em espaços de lazer distintos. E essa segregação espacial, tão bem explorada no filme, e? apenas um dos traços decorrentes da enorme desigualdade social no pais. Reestruture

Segundo pesquisas (Quais?), o Brasil está entre os 15 países com maior desigualdade no mundo, e ela se dar pela má distribuição de renda, falta de investimento em áreas sociais, culturais, saúde e educação, falta de oportunidades de trabalho, entre vários outros fatores. E com isso vem a acarretar várias consequências, (Sem vírgula) como marginalização de parte da sociedade, aumento dos índices de violência, criminalidade, pobreza, miséria, favelização, fome, desnutrição, mortalidade infantil, (Sem vírgula) e diferentes classes sociais. (Discuta mais, pois está limitado)

Conforme Aristóteles, os inferiores se revoltam, (Sem vírgula) a fim de que eles possam ser iguais, (Sem vírgula) aos que lhe são superiores. Esse é o estado de espírito que gera as revoluções De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a desigualdade entre as pessoas é muito grande e difícil das pessoas saberem lidar com ela, o que agrava suas consequências (Quais? Explore mais as ideias apresentadas no texto).

Infere-se, (Redundância) portanto, que a desigualdade é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, o governo junto com órgãos públicos devem implantar acesso à uma educação pública de qualidade, que atenda à realidade das populações envolvidas e seja capaz de formar seus sujeitos para uma ação política comprometida com os interesses coletivos, e que a população se interfira na dando sua opinião em audiências públicas ou representando suas comunidades nos espaços apropriados. (Reformule)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos