Tema: A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/08/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo José Saramago, na falsa democracia mundial, o cidadão está à deriva, sem a oportunidade de intervir politicamente e mudar o mundo (Em caso de citação, use aspas). É indiscutível que a reforma trabalhista é um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada e urgente em nossos dias, não só por estar relacionado ao nosso meio social, mas também aos nossos direitos civis. 

Convém lembrar que, (Sem vírgula) o direito trabalhista começou a ocorrer no final do séc. XIXapós o término da escravidão, com o propósito de garantir segurança aos trabalhadores (Reveja essa informação). Entretanto, a falta de informação e o descaso agravam esse desafio dia após dia (Por quê? Desenvolva mais).

Além disso, podemos perceber que o Brasil está passando por uma crise que está afetando, consideravelmente, a vida dos brasileiros (Vírgula)  já que, (Sem vírgula) com a nova reforma visam o acordo entre o negociador sobre o legislado, o que afeta os trabalhadores (Vírgula) pois terão que muita das vezes ganhar menos, caso não queira outro irá fazer por muito menos. (Discussão limitada)

Nesse sentido, o povo não está sendo ouvido, o projeto já foi aprovado e logo mais será colocado em prática. Segundo uma pesquisa da IPOS, 58% dos entrevistados reprovam as mudanças que estão sendo proposta pelo governo. (Apenas expõe)

O governo, portanto, deve propor medidas (Quais??) de solucionar a insatisfação popular para que se possa resolver essa problemática. A mídia, nesse sentido, deve ajudar a divulgar quais são as mudanças previstas, para que os cidadãos possam ter um conhecimento maior e não se calem. Segundo Aristóteles, só pode ser feliz um estado edificado sobre a honestidade (Em caso de citação, use aspas).

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos