Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A reforma trabalhista, aprovada recentemente na Câmara dos Deputados, possibilita aumento da jornada de trabalho, em negociações coletivas, e redução do salário do trabalhador. Desta forma, fica bem claro que a mudança na legislação trabalhista visa atender aos interesses dos empresários em detrimento dos trabalhadores. (Desenvolva mais ideias no parágrafo de introdução)
Como vivemos em uma sociedade capitalista, a luta de classes é evidente. O desejo dos capitalistas é obter cada vez mais lucro através da exploração do trabalhador. O trabalhador não recebe o valor equivalente ao que produz, e sim um valor muito menor, (Sem vírgula) acordado entre ele e o seu patrão (Cuidado ao afirmar isso. Reveja essa informação). Essa diferença entre o que o trabalhador produz de riqueza e o que ele ganha enquanto salário é chamado de mais-valia – que representa o lucro do empresário. (Desenvolva mais o argumento apresentado, visto que está limitado)
O capitalista quer produzir e vender o seu produto. Mas quem consome é o próprio trabalhador, uma vez que ele é também consumidor. Ora, como o empresário quer que o trabalhador consuma seu bem/serviço se ele rebaixa o salário do seu empregado abaixo do nível necessário à satisfação da acumulação¿ (Desenvolva mais)
Com a vigoração da nova legislação, os empresários poderão pagar ainda menos o tempo de trabalho dedicado pelo operário. A exploração sob o trabalhador aumentará e, assim, os direitos dos trabalhadores ficam comprometidos. (Desenvolva mais)
Deveria ter sido aprovadas mudanças que visassem amparar e proteger o trabalhador e não fragilizá-lo ainda mais, uma vez que é o polo mais fraco da relação de trabalho. (Apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
450
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |