Tema: A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/08/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a aprovação das novas leis trabalhistas, muita polêmica se instalou na cabeça das pessoas. Esta reforma passou a legalizar práticas que já eram feitas, as polêmicas vieram, provavelmente, por falta de informação. (Apresente mais o tema no parágrafo de introdução)

Muitos dos trabalhadores brasileiros, devido à a formação escolar de baixa qualidade, têm criticado as reformas aprovadas recentemente (Vírgula) alegando perdas de direitos ou que serão explorados. (Desenvolva mais)

As novas leis que serão implementadas passaram a regulamentar prática que antes precisavam de acordo entre patrão e empregado, um exemplo do que já acontecia é a jornada 12 por 36 nos hospitais ou empresas de segurança particular (Explore isso por meio de fatos), outro exemplo é o fracionamento das férias. (Desenvolvimento limitado)

Assim, com as reformas, as empresas vão diminuir custos com processos trabalhistas e terão mais diálogo com os funcionários. Ponto importante é a necessidade dos trabalhadores adquirirem conhecimentos sobre seus direitos, estudarem mais (Como isso é possível diante da desigualdade social do país?). As reformas vão beneficiar principalmente os mais capacitados. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos