Os Super- Homens

Tema: A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/08/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reforma trabalhista é indecente, mesquinha e cruel. Ela abre as portas da legalidade para que a escravidão seja legalmente aceita no Brasil. A promulgação da Lei de nº185 (Vírgula) em janeiro de 1936 (Vírgula) e decreto de lei em abril de 1938. No dia 1º de Maio o então presidente Getúlio Vargas, (Sem vírgula) fixou os valores do salário mínimo que começou a vigorar no mesmo ano. Isso foi feito para que nenhum trabalhador brasileiro ganhasse menos que o salário mínimo estipulado por lei. (Pouca discussão do que será desenvolvido ao longo do texto. Apresente a tese)

Essa lei nunca impediu que brasileiros e estrangeiros fossem explorados no país com trabalho escravo e condições desumanas de trabalho. (Vírgula) mas, (Sem vírgula) tudo isso acontecia ilegalmente. Quando o Ministério Público ficava sabendo, libertava os trabalhadores e puniam os responsáveis. Agora com as novas regras, o empregador não terá mais que prestar contas a CLT, (Consolidação das Leis do Trabalho) poderá fazer o que quiser e como quiser (Vírgula) porque está tudo dentro da lei (Cuidado ao afirmar isso. Reveja essa informação). Inclusive pagar menos que o teto mínimo fixado.

Os empresários brasileiros pensam que os trabalhadores são super- heróis e o governo tem certeza que são. Sobreviver com um salário mensal de novecentos e trinta e sete reais, (Sem vírgula) para pagar aluguel, água, luz, gás, remédios e ainda comer e vestir. É coisa de herói ou não? Dizem os especialistas que para uma família de quatro pessoas conseguirem viver dignamente seria preciso um salário de três mil e oitocentos reais. Mas falar em aumentar os salários, os benefícios como escolas e creches para os filhos dos funcionários, nem pensar, afinal (Vírgula) essa reforma veio para aumentar os lucros dos anti-heróis.

Vargas nem sonhava com essa tragédia, atingindo praticamente todos os grandes temas presentes na CLT, de uma forma geral o substitutivo tem como objetivo anular os direitos conquistados em mais de 70 anos de lutas sindicais e sociais no Brasil. Nem o Regime Militar, que instalou no país um modelo de acumulação de capital extraordinário (Vírgula) ousou tanto. Fica claro que essa reforma é um grande problema para os trabalhadores e o país, pois é unilateral e só quem ganha é o empregador, (Ponto final) É  preciso que o governo escute o lado dos empregados para que juntos, as três partes envolvidas (Vírgula) percebam que devem aumentar o salário mínimo (Vírgula) pois ele foi feito para super- heróis, e não para trabalhadores. (Há problemas de retomada de ideias. Além disso, a proposta de intervenção não fora apresentada)




 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos