Só se faz justiça sendo justo

Tema: A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Reforma trabalhista foi feita por empresários (Cuidado ao afirmar isso) e veio para prejudicar a vida dos trabalhadores. Não existe nela um benefício que, (Sem vírgula) seja melhor dos existentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela tira direitos adquiridos ao longo dos anos com muita luta. O povo não deve aceitar, é preciso que usem a lei para que essa injusta, cruel e desumana reforma não seja de fato implantada no Brasil. (Discussão limitada. Desenvolva mais as ideia apresentadas)

O ex presidente Lula, (Sem vírgula) conseguiu criar muitos empregos no país nos anos em que presidiu o Brasil, sem mudar uma virgula na CLT, e isso prova que essa reforma é desnecessária (Desenvolva melhor essa ideia, visto que está "incompleta"). (Vírgula) pois não acrescenta nada para o trabalhador nem para o país, só para a classe dominante que quer lucros maiores (Como assim? Seja mais claro e dê exemplos), (Sem vírgula) em cima do sacrifício do povo que são menos favorecidos e sempre excluídos dos lucros nacionais. Mas sempre inseridos com louvor nos prejuízos do país

O país passa por três crises simultâneas, (Dois pontos) política, econômica e moral. Uma leva a outra (Vírgula) e juntas arrastam tudo para um lamaçal de caos. Mas não são os pobres quem devem pagar a conta deste prejuízo, são os que a provocaram. A riqueza nacional pertence aos brasileiros, e não a meia dúzia de empresários e políticos corruptos. (Ideias "incompletas")

A única coisa que faz uma nação, uma empresa ou uma pessoa saírem da miséria é o trabalho. Só ele é capaz de reverter qualquer infortúnio, o governo quer fazer dinheiro em cima do povo com impostos, os empresários sonegando impostos e escravizando o trabalhador. E o povo como sairá dessa sinuca? Nessa aritmética desleal para eles só sobra o buraco. A verdade é que essa equação sempre esteve errada. O governo atocha o empresário, esse repassa imediatamente ao povo, e este repassa a quem? O governo é do povo! Existe para representar e cuidar da nação. Assim para se ter uma reformas justas, é preciso que o governo seja justo. (Conclua e apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos