O retrocesso causado pela reforma trabalhista

Tema: A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/08/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reforma trabalhista sempre foi almejada por empresários que buscam um modo de flexibilizar a relação entre funcionários e patrão. (Vírgula) de modo que houve um aumento da jornada de trabalho, diminuição do tempo de almoço e férias parceladas. (Vírgula) assim como, (Sem vírgula) exclusão do contrato trabalhista acabando com os benefícios conquistados na constituição federal de 1988. (Desenvolva mais as ideias presentes no parágrafo de introdução)

Antes de mais nada, a reforma trabalhista significa um retrocesso na condição de vida do trabalhador brasileiro. Retomando a situação vivida no governo de Getúlio Vargas (Vírgula) uma vez que o trabalhador exercia uma atividade degradante: trabalhos com carga horaria exorbitante, salários baixíssimos, não tinham férias nem decimo terceiro ficando a bel-prazer do empregador. De fato isso é prejudicial a economia brasileira, pois diminui o poder de compra do operário. (Desenvolva mais)

Por outro lado, a reforma trabalhista vai acabar com a contribuição sindical obrigatória, enfraquecendo economicamente essa instituição social. (Vírgula) visto que o sindicato foi criado com o intuito de defender o direito dos trabalhadores (Por que ela vai enfraquecer? Justifique). Com isso centenas de sindicatos deixarão de existir deixando o trabalhador mais vulnerável as mazelas do capitalismo esses fatos vão aumentar a desigualdade social no brasil.

Infere-se, portanto, (Apresentam a mesma ideia de conclusão) que a reforma trabalhista é prejudicial para os trabalhadores (Deixe essa ideia evidente no texto). (Vírgula) de modo que para solucionar esse problema essa reforma deveria ser reanalisada com a presença de vários segmentos (Quais?) da sociedade, afim a fim de que os direitos do trabalhador sejam preservados. Assim como, o sindicato deve realizar várias palestras no território nacional convidando o trabalhador a participar dos movimentos sociais em prol de melhorias salariais e nas condições de trabalho por meio de contribuições financeiras. Dessa forma, se construiria permitirá uma condição de trabalho mais justa e igualitária.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos