Estendam as mãos para quem precisa

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/07/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O homem (Vírgula) enquanto nômade, sempre buscou estar em lugares que lhe oferecesse o tempo máximo de permanência em tal local, com o tempo tornou-se sedentário, "preso" a um espaço e atualmente deixam seus territórios e migram por problemas criados pela própria espécie humana. Atualmente acompanhamos milhares de imigrantes vindo do Oriente Médio, que buscam em países Europeus, (Sem vírgula) encontrar o mínimo possível para sua sobrevivência, mas, (Sem vírgula) eles são recebidos com discriminação e práticas xenofóbicas.

Em um local no qual a qualquer momento uma bomba pode cair e matar sua família, mulheres são estrupadas e a morte diariamente ceifa dezenas de vidas, a única medida de urgência a ser tomada, (Sem vírgula) é optar pela imigração. O principal destinos desses imigrantes é a Europa, porém, (Sem vírgula) algumas pessoas europeias não veem os refugiados como seres humanos precisando de ajuda, mesmo sabendo das condições terríveis e trágicas que eles têm em seu país, mas sim como "ratos" que trazem problemas sociais, pois o país que abre as portas e os deixam entrar, tem gastos econômicos com comida, roupas, saúde e infra estrutura para acomodá-los.

Além disso, eles são tidos como ameaças tanto ao mercado de trabalho local, porque são mãos de obra barata, quanto para a paz e harmonia da sociedade, visto que, (Sem vírgula) são estereotipados como terroristas, suicidas. Consequentemente, inicia-se uma onda de discriminação, perseguição e desenvolve o preconceito, à a xenofobia, (Sem vírgula) que agride e cria mais instabilidade na vida de pessoas que buscam por segurança e lutam pela sobrevivência. Evidenciando de tal forma, a maior deficiência da espécie humana, a falta de empatia pelo próximo. (Reformule, pois as ideias estão confusas)

Diante disso, é preciso que os países fortaleçam as leis que permitem a entrada de imigrantes e não faça igual ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proibiu tal processo, que a sociedade realize mutirões solidários e ajudem os refugiados, que países Asiáticos e da America Latina recebam uma parcela desse povo e aplicativos de celulares sejam desenvolvidos para informar quais países comportam mais imigrantes e o que é preciso para poder entrar em solos estrangeiros. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos