A luta

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/07/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a questão dos refugiados é uma crise humanitária. Indivíduos que são obrigados a deixar seu país e refugiar-se para outros lugares é um fato corriqueiro nos noticiários mundo afora. (Apresente a tese)

Questões adversas contribuem para a imigração, (Sem vírgula) como (Vírgula) por exemplo: a intolerância religiosa, conflitos ideológicos, interesses políticos, militares, disputas por riquezas naturais, tragédias humanitárias e naturais, entre variados fatores. O imigrante encontra-se em um campo permeado de conflitos/problemas e tem que lidar com a xenofobia que, infelizmente, é persistente em muitos lugares (Quais? Dê exemplos). Além da xenofobia (aversão ao imigrante), os imigrantes e/ou refugiados enfrentam dilemas como, por exemplo: busca de novo emprego, conviver em um local estranho a sua realidade, lidar com culturas diferentes da sua, controlar a falta dos seus familiares, enfrentar a resistência por parte do governo dos países de destino, que às vezes são anversos aos imigrantes (com leis anti-imigração absurdas), e não para por aqui.

Ademais, os locais no qual os refugiados dirigem-se é abarcado com problemas de ordem econômica, social, (Sem vírgula) e política. Pode-se citar a questão da superlotação no mercado laboral, (Sem vírgula) que (Vírgula) por sua vez (Vírgula) aumenta a procura por vagas de emprego. Cresce também, (Sem vírgula) o trabalho informal em que muitos imigrantes são submetidos a serviços precários e tem uma menor remuneração. A demanda de produtos e serviços, como habitação consequentemente é aumentada devido ao aumento populacional (Problemas na construção de sentido). Os conflitos entre imigrantes e residentes é tensionado, resultando na xenofobia, ou seja, aversão, desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio. Indubitavelmente, a violência vai ser acrescida naquele local e as tensões prejudicarão a boa convivência entre estrangeiros e residentes.

Desse modo, é primordial manter uma relação de avença entre imigrantes e a população dos países acolhedores, afim a fim de evitar conturbação entre os indivíduos. A ONU (Organização das Nações Unidas) deve dar assistência aos refugiados ajudando-os no que puder e lutar na defesa dos seus direitos como cidadão. Cabe a todas as nações, (Sem vírgula) buscar a paz e cessar com a guerra, (Sem vírgula) que, lamentavelmente (Vírgula) deixa incontáveis vítimas.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos