Busca pela paz

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/07/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foi a partir da Segunda Guerra Mundial que muitos refugiados iniciaram suas lutas e buscas pela sobrevivência. (Ponto final) pois, (Sem vírgula)  os mesmos (Só use os mesmos no sentido de igual) arriscam suas vidas em mares e estradas com o intuito de fugir das guerras, tragédias e da violência em seus países de origem. Nesse sentido, faz – se necessário que haja o acolhimento e a proteção dos mesmos que chegam em outras localidades com a esperança de encontrar paz. 

Em consequência disso vê - se, a todo instante (Vírgula) mortes de imigrantes na tentativa de fuga. (Vírgula) visto que, (Sem vírgula) há a superlotação nos meios de transporte, principalmente botes e barcos, o que ocasiona acidentes fatais. Logo, percebe – se que a vontade de buscar uma melhoria na qualidade de vida é maior que o medo de não chegar com vida onde se almeja. (Discussão limitada)

Outro fator que preocupa é a xenofobia, (Sem vírgula) que atormenta a vida dos refugiados. (Vírgula) pois, (Sem vírgula) muitos sofrem preconceito e são humilhados perante os nacionalizados, (Sem vírgula) que repudiam imigrantes. Portanto, é preciso que a conscientização seja feita em escolas por professores ou outros palestrantes e campanhas midiáticas com o intuito de informar sobre o motivo das imigrações.

Dado o exposto, observa – se que o motivo com que os imigrantes vão a outros países é a tentativa de sobreviver em relação aos desastres políticos e sociais que ocorrem em suas origens. Porém, ao chegarem em novas terras (Vírgula) muitas vezes (Vírgula) sofrem discriminação e preconceito, pelo simples fato de buscar a paz e uma nova vida. Dessa forma, é necessário que, (Sem vírgula) os refugiados sejam legalizados nos países que chegarem, haja campanhas midiáticas informando a importância do acolhimento, palestras e escolas e em locais públicos, pondo em prática todos os seus direitos como cidadão, os mesmos possuem segundo a constituição.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos