Imigração e preconceito

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/07/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A xenofobia, que é o preconceito e indiferença com imigrantes, sempre ocorreu em maior concentração em países europeus, como a Alemanha, França, Itália, entre outros. Isso ocorria principalmente devido ao sentimento de superioridade da Europa em relação aos outros países, também denominado eurocentrismo. Dessa forma, os imigrantes eram sujeitos a péssimas condições de trabalho e de vida (Vírgula) e a xenofobia com os refugiados de guerra atuais não é muito diferente.

Os refugiados saem de seus respectivos países em busca de uma melhor condição de vida devido aos problemas enfrentados, (Sem vírgula) como guerras, fome, pobreza, entre outros. Porém, na maioria das vezes, encontram o preconceito, a indiferença e enfrentam péssimas condições nos países que se destinaram.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. O primeiro passo é ter consciência e reconhecimento da importância que os imigrantes têm e do seu papel na sociedade, como em países desenvolvidos da Europa em que mais pessoas morrem do que nascem, os imigrantes representam o futuro do país e da economia. A seguir, a aceitação dos imigrantes pelos líderes dos países e a criação de direitos, meios de trabalho e locais onde eles possam residir (De que maneira?). Dessa forma, resolvendo o problema da xenofobia e chegando mais perto de um país estável e livre de preconceitos.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos