O drama dos refugiados

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje, (Sem vírgula) o mundo vivência situações difíceis. (Sem ponto final, use a vírgula) pois há pessoas que continuam sofrendo, (Sem vírgula) devido às guerras causadas em seus países (Quais?), gerando sofrimento e tristeza para a população que não encontram mais esperança e muito menos a oportunidade de possuir uma vida melhor, (Sem vírgula) conforme suas condições. A única solução que procuram encontrar é o refúgio, (Sem vírgula) para que possam possuir uma boa estrutura social e financeira.

Em geral, os refugiados buscam viver em países europeus, asiáticos ou até mesmo países da América latina,citando por exemplo o Brasil. Mas, (Sem vírgula) chegando a esses países, precisam encarar fatores como o preconceito e a xenofobia que são presentes no dia a dia dessas pessoas. Infelizmente, acabam encontrando dificuldades com relação a interatividade social e são vistos pela sociedade como ameaças terroristas.Também aumenta o número de estrangeiros ocupando cargos profissionalizantes (Onde isso ocorreu? Dê exemplos), prejudicando (Reformule) aqueles de países nativos a possuir um bom emprego.

Com tudo isso, percebemos também que nem todos os países estão aceitando a chegada desses refugiados, (Sem vírgula) e por isso (Entre vírgulas) estão vivendo de maneira ilegal ou estão arriscando suas vidas atravessando fronteiras próximas. Seria justo se fossem aceitos de maneira amigável, e que o governo oferecesse recursos que pudessem ajudá-los como a oportunidade de trabalho, moradia e cidadania, garantindo uma nova forma de recomeçar e construir um futuro com paz e harmonia em sua volta (Evite esse tipo de construção).

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos