Xenofobia contra os imigrantes

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Devido a crença de certos países de que os povos imigrantes competirão pelas suas vagas de emprego, causarão um colapso na sua economia e contribuirão para o aumento da criminalidade, motiva-se então a xenofobia contras esses povos, (Ponto final) Esta (Vírgula) por sua vez, gera a violência , humilhação e até a tentativa de barrar a entrada de imigrantes nessas nações. Esse sentimento de aversão contra esses povos deve ser suprimido por meio do respeito e, acima de tudo, através da empatia.

Um dos frutos da xenofobia é a violência e humilhação praticada contra os imigrantes que tentam buscar melhores condições de vida em outras nações. Um exemplo desse tipo de consequência foi no ano de 2015, quando uma cinegrafista húngara cobria uma reportagem sobre um grupo de imigrantes sírios que escapavam da polícia local. Essa mesma repórter, agredia fisicamente todos os refugiados que passavam em sua frente, um deles até chegou a cair no chão com uma criança que estava em seu colo devido a ela. Um outro caso de consequência da xenofobia foi no ano de 2016, quando a famosa revista humorista francesa chamada Charlie Hebdo, (Sem vírgula) fez uma uma charge relacionando o menino Aylan, aquele garoto sírio que foi encontrado afogado em uma praia turca, com um homem correndo e apalpando nádegas de mulheres alemãs, caso o mesmo estivesse atualmente vivo. (Ideias limitadas. Apresente fatos e os articule de modo que fique evidente o seu ponto de vista)

Além da violência e humilhação, a xenofobia também resulta na tentativa de conter a entrada de imigrantes em certos países, como é o caso do atual presidente dos Estados Unidos, que quer construir um polêmico muro na fronteira entre o país norte americano e o México, com o intuito de impedir a entrada ilegal de mexicanos nos EUA. Para tentar convencer o país da construção desse tal muro, o presidente Donald Trump disse que: (Sem dois pontos) "O México, quando manda as sua pessoas, não manda as melhores. São pessoas repletas de problemas, e eles os trazem com eles. Trazem drogas, trazem crimes." E mais, os Estados Unidos não será o primeiro a construir uma barreira colossal para conter a entrada de imigrantes, pois na Europa, mais precisamente na fronteira entre à a Espanha e Marrocos, foi construido um muro para também conter o avanço dos marroquinos da cidade espanhola de Ceuta.

Enfim, todo esse sentimento de aversão contra os imigrantes estrangeiros (Redundância) deve ser combatido por meio do respeito e empatia a esses povos, pois só quem se ver no lugar dessa gente, saberá o que eles estão tendo que enfrentar e, (Sem vírgula) entenderão também que, (Sem vírgula) se não fosse pelas mazelas que ocorreram e ainda estão ocorrendo nos países natais desse povos, os mesmos jamais estariam deixando os seus locais de origem na tentativa de melhores condições de vida em outras nações. Portanto, pensando desta forma, o mínimo que o restante dos outros países podem ter é mais respeito e empatia para com esses povos e não esse preconceito estúpido e ultrapassado que não levará a nada (Tipo de construção clichê).

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos